null

Drones no meio ambiente: monitoramento e preservação com eficiência e baixo custo

Os drones podem ser verdadeiros aliados na conservação do meio ambiente. Com rapidez, eficiência e baixo custo, eles são usados para monitorar florestas e animais em áreas de preservação ambiental, para prevenir desastres, para avaliar áreas afetadas, para auxiliar em resgates e até mesmo no reflorestamento e combate a crimes de desmatamento e caça furtiva de animais silvestres. Do ponto de vista ecológico, ainda são muito mais vantajosos, pois exigem pouca infraestrutura e não usam combustível.

Veículos Aéreos Não Tripulados, ou simplesmente VANTs, são capazes de desenvolver trabalhos  como a contagem e monitoramento da população de aves, por exemplo, com muito mais precisão do que esse controle feito pelo solo. Por via terrestre, alguns imprevistos podem dificultar o trabalho da equipe enviada, como áreas de difícil acesso, terrenos acidentados e objetos que bloqueiam a visão durante a observação dos animais.

Por meio de câmeras, sensores e softwares avançados, os drones podem captar e gerar dados com rapidez e precisão para essa e diversas outras atividades:

Mapeamento aéreo e monitoramento da natureza

Drones são muito mais eficazes para fazer o monitoramento dos ecossistemas do que o método tradicional por via terrestre. As aeronaves podem fazer o mapeamento aéreo de florestas, inclusive as de difícil acesso, e de reservas aquáticas, fornecendo imagens de alta qualidade em um curto período de voo. Podem também transportar equipamentos meteorológicos como termômetros, medidores de vento, sensores de umidade e pressão para coletar dados climáticos.

Monitoramento e manutenção de energia renovável

Empresas que trabalham com energia renovável podem usar drones para fazer a manutenção, inspeção e monitoramento de turbinas eólicas de maneira muito mais eficaz e segura do que a maneira tradicional, com funcionários pendurados por fios. Com VANTs é possível enviar vídeos em tempo real dos cabos de energia e  criar imagens em 3D das pás das turbinas. Também é possível gerar vídeos em HD de paredes de barragens de hidroelétricas, para analisar possíveis danos. Em relação à painéis solares para coberturas, os drones atuam na inspeção e instalação dos painéis de maneira mais eficiente e menos onerosa, por meio da captura de imagens térmicas. Isso reduz o tempo que os trabalhadores passam nos telhados e os possíveis erros de medição.

Prevenção de desastres

Coletando informações e criando imagens de todo um território, os drones podem ser usados para avaliar a situação de uma área afetada, auxiliando na prevenção ou até mesmo no combate de desastres ambientais. As aeronaves podem ser usadas para combater incêndios, monitorar rodovias e outras áreas com risco de desmoronamento e deslizamento de terra. E também para criar mapas e modelos 3D de regiões atingidas para avaliar danos, planejar  reconstrução e para tomar decisões sobre como direcionar recursos para reparar danos e salvar vidas.

Soluções de sustentabilidade agrícola

Em substituição à máquinas tradicionais que usam combustíveis, os drones têm sido usados em fazendas e comunidades agrícolas para pulverizar a plantação com mais precisão, reduzindo o uso de fertilizantes em 20%. Essa ação conserva um importante recurso infundido com hidrocarbonetos e protege o meio ambiente da poluição durante o processo. Além da pulverização, as aeronaves são capazes de monitorar as colheitas, os níveis de água e fazer a contagem do gado, entre diversas outras aplicações que otimizam o trabalho e minimizam o custos.

Conheça mais sobre Drones na Agricultura

 

Proteção da vida selvagem

Como já citado, os drones são uma ótima ferramenta para monitorar a população de uma espécie animal e determinar seu alcance, sem incomodá-los tanto quanto com a presença humana. E por meio de sensores termais, são capazes de prevenir a caça ilegal e a ação de madeireiros, pois, por meio do calor, localizam suspeitos e seus acampamentos antes que eles ataquem.

A Santos Lab oferece diversos modelos de drones equipados com tecnologias que permitem o estudo, monitoramento e avaliação de diversos ecossistemas, como câmeras e sensores termais. Os Sistemas Aéreos Não Tripulados são capazes de sobrevoar áreas extensas e de difícil acesso, com recursos como o “DeepStall”, que permite o recolhimento da aeronave em espaços muito reduzidos, eliminando a necessidade de grandes áreas para pouso. Se você faz parte de uma instituição pública ou privada que preserva o meio ambiente, ou tem um negócio ecológico que busca modernidade, rapidez, precisão e otimização dos custos, sem prejudicar a natureza, entre em contato com a Santos Lab para conhecer nossos modelos de drones para o meio ambiente.

Quer melhorar a performance da sua lavoura?

 

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES