Metodologia Santos Lab de Inteligência Agrícola

A Santos Lab, buscando uma perfeita parceria entre tecnologia e o agronegócio, tem o objetivo de transformar dados de campo em informações úteis ao produtor, garantindo melhor eficiência, economia e maior qualidade nos resultados do campo.

Desta forma, nosso time de agrônomos oferece aos agricultores diagnósticos precisos sobre a situação do campo, desde qualidade do solo, necessidades de correção, mapas de aplicação de insumos, contagem de indivíduos, mapas de invasoras, áreas de estresse, quantificação e identificação de pragas incluindo nematoides e outras informações importantes para o bom desempenho da lavoura de forma mais rápida e rentável.

Os resultados são alcançados graças à inteligência e tecnologia oferecidas por trás das metodologias que utilizamos, desenvolvidas através dos conceitos dos mais renomados centros de pesquisa em agronomia no mundo.

Nossa metodologia inclui:

  • elaboração do relevo da lavoura;
  • imageamento aéreo;
  • estudo de capacidade hídrica;
  • equipe própria para coleta de solo e amostras de cultura com equipamentos de última geração;
  • análises laboratoriais em laboratórios próprios e parceiros de qualidade renomada;
  • acompanhamento por técnicos e engenheiros agrônomos na gestão agrícola;
  • cruzamento de dados e geração de índices espectrais;
  • elaboração de mapas temáticos de cada fase de desenvolvimento envolvendo todas as camadas de informação da cultura;

Dessa forma, o produtor terá as informações necessárias para agir de forma rápida e assertiva na sua plantação.

FASE 1 – Monitoramento, imageamento, captação e amostragem

O serviço de monitoramento, que normalmente é feito por satélites e sofre com a interferência de nuvens e pela baixa resolução das imagens, na Santos Lab é realizado por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), o Carcará I e Carcará II, equipados com tecnologia de ponta. Nossa equipe técnica vai até o campo e faz a coleta de amostras de solo, plantas e invasoras para análise em nossos laboratórios, onde temos sistemas de georreferenciamento de última geração.

FASE 2 – Processamento de imagens, leitura e análise de dados e diagnósticos

As imagens dos VANTs, juntamente com as amostras coletadas pela equipe de campo vão para nossos laboratórios onde inicia-se o processo de leitura de dados e análise. Nesta fase, são identificadas as localidades que apresentam problemas na cultura, problemas de solo, necessidades de correção de nutrientes, quantidade de pragas, invasoras ou doenças presentes na plantação.

FASE 3 – Aplicação de soluções

Essa é a hora de voltar ao solo e aplicar as soluções. A Santos Lab, já com o resultado dos diagnósticos, oferece ao agricultor todas as informações para as ações em campo. Desde a programação do maquinário agrícola até a determinação de concentração dos corretivos, que auxilia na quantidade das aplicações e na taxa variável ou fixa.

FASE 4 – Resultados em tempo hábil

Ao fim de toda a metodologia desenvolvida pela Santos Lab, o agricultor obtém a recomendação de ações corretivas da sua lavoura em tempo hábil. A partir do uso mais adequado e inteligente dos insumos e recursos disponíveis, o agricultor se beneficia com o aumento de eficiência e qualidade na lavoura.

Planos para contratar nossa metodologia

A Santos Lab tem um plano de trabalho que se adapta a realidade operacional de cada cliente, pois acreditamos na personalização dos serviços para podermos agregar o máximo de eficiência ao produtor.

Teremos muito prazer em montar um plano especial para você! Entre em contato conosco para garantir os melhores resultados na sua próxima safra!

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *