A Agricultura 4.0 e as vantagens da automação

No século XXI, a tecnologia já está enraizada em diversos setores da economia, modernizando processos e gerando novos resultados. O agronegócio não é exceção. O trabalhador rural está sendo apresentado à diversas inovações características da Agricultura 4.0. Não sabe o que é? Preparamos um post exclusivo sobre este novo conceito.

O que é Agricultura 4.0?

A Agricultura 4.0 nada mais é do que a automação dos processos de produção por meio de um conjunto de tecnologias digitais de ponta. Elas são integradas através de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola em todas as suas etapas.

A nova tendência vai além da simples mecanização do campo. O agricultor pode ter acesso aos dados e análises sobre o clima, a terra, a lavoura, pragas e diversos fatores graças à implementação de dispositivos tecnológicos conectados à internet que permitem a automação dos processos.

PRINCIPAIS ASPECTOS

Gestão Baseada em Dados

Produção a Partir de Novas Ferramentas e Técnicas

Sustentabilidade

Profissionalização

Como a Santos Lab desenvolve esses aspectos?

As soluções utilizadas para automação se beneficiam de equipamentos, conectividade, pesquisa, análises e tecnologia integrada ao campo.

DRONES

Os drones englobam o uso de computadores, GPS e câmeras. Eles têm a função de realizar sobrevoos precisos, com o objetivo de mapear toda a plantação sem a necessidade de tripulantes, sendo controlados remotamente.

O resultado do mapeamento, apresentado com imagens em alta definição, é usado para leitura de dados e obtenção de diagnósticos. Nesta etapa, são detectados problemas na plantação, como doenças, falhas, deficiência na irrigação, por exemplo.

GPS e SENSORES

O GPS é um dispositivo que captura e analisa informações territoriais da propriedade rural. Quando acoplado às máquinas, abre um enorme leque de possibilidades de automação e análise gerencial. Por exemplo, quando o GPS é programado em máquinas agrícolas na lavoura, automatizando diversos processos antes feitos manualmente, traz impactos positivos, como economia de tempo, para a agricultura.

O papel do agricultor, nesta nova tendência, é direcionar e supervisionar o sistema, determinar rotas mais otimizadas e obter um controle e planejamento mais detalhados. Seus conhecimentos são somados à tecnologia. O produtor, por meio do piloto automático, pode programar demandas com maior precisão, como:  delimitação da área de plantio, tratamento de infestação de pragas, avaliação da condição do solo e pulverizações. Tudo de maneira mais ágil e sem desperdícios.

Os sensores coletam dados relativos à temperatura, à umidade relativa do ar, às condições de irrigação, à salinidade do solo, entre outros. Muitas vezes, incrementados com raios ultravioletas, podem também apresentar dados sobre a saúde das plantas e obter informações sobre seu estágio de desenvolvimento. A operação se torna mais autônoma, com o mínimo de intervenção humana. Desta forma, o agricultor obtém mais agilidade e precisão ao longo dos processos do trabalho rural.

CÂMERA HIPERESPECTRAL

Em 2019, a grande inovação para facilitar os processos agrícolas é a câmera hiperespectral. A nova tecnologia promovida pela Santos Lab é resultado da parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI). Tem a capacidade de capturar imagens invisíveis a olho nu e identificar imediatamente problemas relacionados à deficiência de macro e micronutrientes na agricultura, doença e diversos outros problemas, que eram identificados apenas através de análises laboratoriais. Até pouco tempo, a utilização desta câmera estava sendo empregada unicamente em centros de pesquisa e desenvolvimento. Sua utilização comercial para agricultura é algo inédito no mercado mundial.

Venha conhecer esta nova tecnologia e faça sua pré reserva para a próxima safra.

O PAPEL DA SANTOS LAB

A Santos Lab se preocupa em proporcionar a melhor experiência da agricultura 4.0 para o agricultor. Nossa metodologia incorpora processos da agricultura de precisão e tecnologia de ponta em todas as etapas do plantio. Com o auxílio dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), logo na primeira fase de monitoramento e captação, a Santos Lab faz uma identificação precisa das áreas que necessitam de recolhimento de amostras, sem desperdício de tempo ou recursos.

Já na segunda fase, as imagens de alta definição dos drones são processadas, possibilitando a leitura dos dados e diagnósticos. Nesta etapa é feita a análise do solo, quantificação e qualificação de pragas e doenças. A próxima etapa é o momento de ajudar o produtor a minimizar os problemas da lavoura. A Santos Lab disponibiliza os dados para o Shapefile, cuja tecnologia é integrada diretamente no maquinário agrícola, com as devidas quantidades e localizações para aplicação dos corretivos. O trator, por exemplo, vai pulverizar de forma autônoma os locais que mais precisam de aplicações.

Por fim, o agricultor obtém a possibilidade de correção do solo da sua lavoura com total precisão e em tempo recorde de até 15 dias. A redução e a maior assertividade de custos e tempo operacional, devido à uma gestão correta e precisa, favorece a economia dos recursos financeiros, otimiza a produção e aumenta a qualidade dos produtos.

QUAIS AS VANTAGENS PARA O PRODUTOR?

A Santos Lab acredita na tecnologia para revolucionar a prática do agronegócio, aumentando a lucratividade e otimizando a qualidade dos produtos. O agricultor, ao usufruir do conceito da Agricultura 4.0, vai se deparar com o aumento da produtividade, facilidade do monitoramento agrícola, redução de desperdícios e, consequente, redução de custos.  

Com a criação e o lançamento de diversos produtos e equipamentos de agricultura de precisão, o Brasil está se tornando destaque quando o assunto é Agricultura 4.0. O reconhecimento desta nova tendência pode trazer muitos benefícios para o agronegócio do país e também para o desenvolvimento sustentável no futuro. Espera-se que esses avanços tecnológicos sejam capazes de tornar as operações do campo mais precisas e eficientes, reduzindo a aplicação de água e insumos agrícolas ao mesmo tempo que tornará a colheita mais rentável e sustentável.


Leia a matéria sobre a nossa metodologia de gestão para inovar a agricultura e conheça-a por completo.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *