10 utilidades inovadoras para o uso de drones

Cada vez mais surgem novas funções para os dispositivos que estão revolucionando o mercado

Quer comprar um drone mas ainda não sabe como aproveitar as inúmeras inovações? Não há dúvida que os drones se tornaram populares entre as pessoas, sejam elas profissionais ou amadoras. Há quem tenha comprado um veículo aéreo não tripulado (vant) para capturar fotos ou vídeos aéreos em viagens de família. Há também aqueles que estão investindo no poder do retorno lucrativo desses dispositivos. Mesmo assim, ainda restam muitas dúvidas sobre o que um drone pode ou não fazer, sobre como pode ser verdadeiramente útil e como pode servir de auxílio para as empresas. Seja qual for sua função, esses vants não são mais vistos apenas para o entretenimento. 

O fato é que diversas empresas estão apostando nas utilidades dos drones para facilitar e, até mesmo, agilizar alguns serviços. Hoje já é possível fazer entregas a domicílio, prestar auxílio em construções civis, na preservação do meio ambiente e, inclusive, em resgates de animais e pessoas por meio desta tecnologia. Confira a seguir a lista com 10 usos para os drones:

1. Entrega

Diversas empresas já anunciaram serviços de entrega por drones. Testes para um sistema de delivery aéreo, que seria capaz de levar os produtos comprados pelo site aos consumidores em menor tempo, já começaram a ser viabilizados. O recurso, porém, ainda se mantém tímido devido à fase de testes e às restrições de pilotagem nos centro urbanos. O objetivo das empresas interessadas neste sistema de entregas é tornar o processo mais ágil, abrangente e barato.

 

2. Agricultura

A agricultura brasileira está cada vez mais automatizada, o que permitiu um grande avanço do setor. Os veículos aéreos não tripulados (vants) são capazes de fazer o mapeamento aéreo das lavouras, de identificar com mais rapidez pragas e doenças e de fazer a gestão do plantio. Os dados gerados por esta tecnologia podem ser gerenciados com muito mais exatidão, otimizando o trabalho, minimizando os custos e facilitando a tomada de decisões. Além disso, o agricultor também pode acompanhar o desenvolvimento da plantação remotamente, sem a necessidade de percorrer todos os hectares por vias terrestres.

Conheça nossa metodologia de gestão agrícola, com os melhores drones para o monitoramento das lavouras!

3. Construção

Outro setor que utiliza drones profissionalmente é o de infraestrutura, em especial na área de construção. Esses equipamentos oferecem acesso a locais grandes ou difíceis, assim como à estruturas complexas ou altas, reunindo dados e imagens aéreas. Tais informações são aplicadas na inspeção de prédios, levantamentos de terras, monitoramento das atividades de uma obra, fornecimento de material visual para equipe e clientes, vigilância de segurança, entre outras funções. Dessa forma, é possível acessar áreas de difícil acesso, por exemplo, de forma mais segura, rápida e econômica.

Temos os drones mais especializados para o monitoramento de obras e construções.

4. Preservação Ambiental e Animal

Os drones podem ser verdadeiros aliados na conservação do meio ambiente. Com rapidez, eficiência e baixo custo, eles são usados para monitorar florestas e animais em áreas de preservação ambiental, além de: 1) prevenir desastres e avaliar áreas afetadas; 2) auxiliar no reflorestamento; 3) ajudar no combate a crimes de desmatamento e caça furtiva de animais silvestres. Nas queimadas na Amazônia, por exemplo, um vant pode sobrevoar toda extensão da floresta e identificar os locais em chamas. Do ponto de vista ecológico, a utilização dos drones nessa função agilizaria o trabalho de conter e apagar o fogo, já que os profissionais saberiam exatamente onde ir sem precisar percorrer todo território.

5. Força Militar e espionagem

O uso de drones militares, especialmente durante guerras, não é novidade. No entanto, a aplicação da tecnologia nessa área está sendo ampliada. O exército americano, por exemplo, pretende equipar todas as suas unidades terrestres de combate com mini drones capazes de fazer espionagem para aprimorar a segurança do país. Os dispositivos cabem na palma da mão, são leves, voam a até 21,5 km/h e, além disso, tiram fotos em alta resolução e fazem transmissão ao vivo de imagens.

 

6. Ajuda humanitária para países em guerra ou com epidemias

A entrega de remédios e outros insumos médicos, principalmente em áreas sem acessibilidade, de conflitos ou tomadas por doenças contagiosas e epidemias, sempre foi um desafio. Essa demanda fez com que órgãos de ajuda humanitária e governos começassem a utilizar os drones para facilitar a acessibilidade e, assim, salvar vidas. Além dos medicamentos, a tecnologia também é capaz de levar alimentos e produtos de necessidades básicas para estes locais de difícil acesso.

 

7. Segurança

Os drones também já se mostraram úteis em operações de segurança nacional. Nas Olimpíadas de 2016, por exemplo, a Santos Lab disponibilizou 4 modelos de Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) para a 9ª. Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro. As aeronaves realizaram atividades de segurança do evento por meio de missões de reconhecimento e apoio. Os drones proporcionam uma visão superior dos locais, usando câmeras e sensores para monitorar todo o perímetro.

Veja as fotos da operação em parceria com a Santos Lab no nosso Instagram.

8. Resgate de animais

Grupos dedicados a procurar e resgatar cachorros perdidos também estão recorrendo a drones. Em um caso no Reino Unido, por exemplo, um Border Collie machucado foi encontrado por um voluntário da organização britânica Drone SAR For Lost Dogs. O cão havia sido atropelado por um carro e, com uma pata quebrada, ficou escondido em um matagal. Por meio da imagem aérea e com a ajuda de sensores, o drone conseguiu localizar o animal, possibilitando que a equipe de resgate fosse ao lugar certo sem perder tempo, esforço e vidas.

 

9. Produções cinematográficas

A publicidade e o cinema estão sempre em busca de novas formas de captar imagens por meio de novas tecnologias e, acima de tudo, na busca pela redução de custos. Segundo especialistas da indústria cinematográfica, os drones estão revolucionando o mercado. O custo pelos dispositivos é mais baixo, além de serem mais rápidos e seguros em relação aos métodos tradicionais, a fim de captar takes aéreos perfeitos. A tecnologia beneficia até mesmo produções de eventos em família, como filmagens de casamentos e de viagens, por exemplo. A simplicidade destes equipamentos os tornam a solução ideal para produtoras e diretores. 

 

10. Jornalismo e transmissões ao vivo

Um drone pode chegar até um determinado local bem mais rápido do que um automóvel, o que facilita o serviço de cobertura de matérias/eventos realizados pelas emissoras de TV. Novos ângulos de imagens, agilidade, versatilidade e facilidade são algumas das vantagens do uso dos drones para as hard news. Tudo isso por um custo operacional bem menor quando comparado ao uso de helicópteros. 

Os drones chegaram para ficar e revolucionar o mercado. Somada à ideias criativa, esta tecnologia pode ser capaz de desempenhar cada vez mais funções para ajudar as pessoas. Basta ter em mãos o drone mais adequado para desempenhar a atividade e conhecer as normas de pilotagem segura. Dessa forma, qualquer negócio pode se tornar inovador.

Decidiu para qual área você quer um drone? Compre com a Santos LAB.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *